Ortopedia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento do sistema locomotor e da coluna vertebral (ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos).
Traumatologia é o ramo que cuida dos traumas, sendo estes, todo choque sofrido pelo corpo por causas mecânicas que atingem o sistema musculo-esquelético, podendo gerar entorses (torsão), contusões, luxações, fraturas (quando o osso se “quebra”) e lesões ligamentares ou de tendão em qualquer parte do corpo, causando dor e inchaço.
Mais comumente ocorrem em tornozelo, punho, mãos, quadril, ombro, antebraço, joelho, perna, ombro e coluna, ocorrendo tanto em adultos com em crianças.
As fraturas mais comuns são as de rádio, tornozelo (maléolos), fêmur, clavícula, costelas, falanges dos dedos e tíbia.
A ortopedia também possui relação muito próxima com os esportes, pela frequência de lesões que sofrem os atletas, tanto na prevenção quanto no tratamento. Os esportes mais causadores de lesões no dia a dia do consultório são: futebol, vôlei, musculação, crossfit, basquete, handebol, skate e bike (bicicleta).
Doenças como dor lombar, tendinite do ombro (manguito rotador), dor ciática, lesão ligamentar em joelho, síndrome do túnel do carpo, fascite plantar, epicondilite são muito comuns na população e necessitam acompanhamento.
O tratamento pode ser por meio de gesso, cirurgia ou outra forma de imobilização como bota ortopédica, órtese ou tala, além de medicações, fisioterapia, pilates, fortalecimentos musculares e cuidados.
A avaliação de um especialista ortopedista faz-se necessária em todos os casos acima. Entre em contato, ficarei feliz em ajudar.